A importância dos Oceanos no clima
Os Oceanos cobrem cerca de 70 % da superfície do globo e têm um papel primordial na regulação do clima, daí não poder ser dissociados das alterações climáticas.
Os Oceanos são os principais reguladores do clima, absorvem 90 por cento do calor do planeta, recolhem 30 por cento do dióxido de carbono e fornecem 50 por cento do oxigénio que precisamos. Eles vão receber todo o gelo derretido quando se transformar em água. Por isso estamos a receber todos estes benefícios dos oceanos.
Nos últimos tempos tem-se registado o aumento da temperatura e do nível das águas, inundações nas zonas costeiras, uma crescente acidez e a morte de espécies animais como os corais, que não resistem ao aquecimento anormal das águas.
O Oceano é a componente física dominante do nosso planeta, cobrindo, aproximadamente, 70% da sua superfície. Existe um Oceano com diversas bacias, tais como o Atlântico Norte, o Atlântico Sul, o Índico, o Pacífico Norte, o Pacífico Sul e o Ártico.
O nível do mar é a altura média do Oceano relativamente à terra, tendo em consideração as diferenças provocadas pelas marés. Altera-se à medida que as placas tectónicas provocam alterações no volume das bacias oceânicas e no relevo. Também sofre alterações à medida que as calotes polares derretem ou aumentam e quando a água do mar se expande e se contrai, o que é provocado pelo aquecimento e arrefecimento das águas oceânicas.
O Oceano constitui parte integral do ciclo hidrológico, estando ligado a todos os reservatórios de água do planeta mediante processos de evaporação e de precipitação. As bacias hidrográficas transportam nutrientes, sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
Um artigo bem estruturado, ilustrativo e com bastante trabalho de pesquisa e selecção de imagens. Parabéns.